sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Guerra aos flanelinhas

Do site do Oglobo on line

BRASÍLIA - A Comissão de Segurança Pública da Câmara recebeu esta semana o projeto do deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) que torna crime a cobrança habitual para vigiar veículos estacionados em vias públicas, normalmente praticada pelos chamados flanelinhas. Pela proposta, a prática deve ser enquadrada no crime de extorsão indireta cuja pena prevista no Código Penal é detenção de um a três anos e multa.

Segundo Biscaia, o objetivo da proposta é impedir que os motoristas tornem-se "reféns da ação injustificada e desordenada de guardadores clandestinos, conhecidos como flanelinhas, que controlam as vias públicas sem possuir qualquer autorização do poder público". O deputado lembra que as pessoas que se recusam a pagar as quantias exigidas, "têm seus veículos furtados, danificados ou sofrem agressões físicas".

Comentário meu: (aqui em Florianópolis o que mais tem é flanelinha e o que menos há é lugar para estacionar, principalmente no centro da cidade. No domingo passado, ali na frente da Assembléia, o sujeito teve a coragem de me "intimar" a dar-lhe R$ 10,00. Um absurdo. Negociei e saiu por R$ 5,00 mas o constrangimento é grande. Ainda não há melhores detalhes sobre como o projeto, se for aprovado, vai ser regulamentado nas cidades brasileiras.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário