quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Jetom


Essa é do site da Câmara Federal

A Mesa Diretora decidiu, em reunião nesta manhã (4.02), que baixará um ato para tornar o pagamento da ajuda de custo aos parlamentares, no início das sessões legislativas, proporcional aos dias trabalhados. A ajuda equivale a um salário (R$ 16.510,09). A medida foi anunciada pelo presidente da Câmara Michel Temer (foto, de Rodolfo Stuckert) logo após a primeira reunião da nova Mesa, eleita nesta semana.

A medida será aplicada a partir do ano que vem, mas o 1º secretário, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), informou que vai conversar com os seis parlamentares que receberam a ajuda de custo, mesmo tendo assumido o cargo apenas para participar da eleição da nova Mesa Diretora, para que eles abram mão da quantia a que têm direito. Ele acredita que os seis deputados vão concordar com a medida. Tradicionalmente, nas eleições para a Mesa Diretora, os titulares do mandato que estão licenciados reassumem o cargo apenas para votar e saem logo depois.

Comentário meu: (a ajuda de custo nada mais é do que um salário disfarçado. Os deputados só têm que tirar notas, seja de hotel, de imboliária, restaurantes, táxi, etc. para justicá-la, e embolsá-la. Que tal o valor desse jetom, em dias de desemprego em massa e crise mundial? Temer está querendo algo mais do que a Presidência da Camara para posar de bonzinho e só pagar pelos dias trabalhados. A ajuda de custo é algo sagrado para os deputados, senadores e afins. Vamos ficar atentos para ver se a medida terá vida longa. Duvido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário